1 de março de 2016

A hora do desfralde, ou a hora do pesadelo?


E daí que cá estou eu passando pela hora do pesadelo provação do desfralde, parte II (que mais parece infinita).
Juro prôceis que eu pensava que a escola seria um fator mega importante na hora do desfralde. Porque Bebela estaria em conta com outras crianças que pedem para ir ao banheiro, e ela iria se inspirar nos coleguinhas. Certo? Errado.

A mocinha continua relutante em tirar as fraldas. Pode revirar os olhos e falar que é feio criança de 3 anos ainda usar fraldas (que aliás, quem paga sou eu).
No meado do ano passado eu tentei introduzir o desfralde por aqui. Mas ele foi recebido com medo, choro e vontade própria. Ela falava que queria fazer xixi, chegava no vaso e ficava lá 20 minutos olhando para minha cara, e rindo, e no final não fazia nada.
Achei que aquele não era o momento, e deixei as coisas rolarem. Só que com o começo das aulas, decidi tentar colocar a minha psicologia infantil em prática.

Fui falando que as amiguinhas iam pedir para ir no banheiro, e como ela era mocinha, ela também devia fazer o mesmo. Mas ela sempre falava: mas mamãe, eu tenho medo do vaso.
E daí meu nervosismo com o fracasso, se transformou em resignação. Ela ficou tão apavorada, que passou a prender o número dois na escola, e fazer só quando chegava em casa.
Mas uma vez ela fez bem na hora da saída, e eu briguei com ela, dizendo que era uma vergonha ela não pedir pra ir no banheiro. Ela começou a chorar e me pedir desculpa, e falar que tinha medo de cair no vaso.
Lembrei que eu tinha o mesmo trauma, e tentei ser mais compreensiva. Então dei um tempo de ficar cobrando o desfralde dela.
Como diz minha mãe, a criança tem que dar sinais de que vai desfraldar, de nada adianta ficar forçando. E eu percebi que estava forçando.

Eu queria economizar? sim
Queria não trocar mais fraldas fedorentas? sim
Queria que a Bebela desfraldasse magicamente? sim
Mas estou aqui esperando ela finalmente dar sinais de que se incomoda com a fralda, e que não tem mais medo de sentar no vaso.
Enquanto nada disso acontece, vou sonhando com o desfralde.


6 comentários:

Máh disse...

Por aqui tentamos desfraldar Caio aos dois anos... Não deu certo ele ficava na escola segurando o xixi por 6 horas (o período td de aulas!) e aí qdo chegava na garagem ele fazia... Desistimos...
Aí nos mudamos para a roça, na verdade interior qdo ele estava para completar três anos... E foi super tranquilo... Ele arrancava a fralda e ficava sem!
E a da noite ele trocou a fralda por uma caixa de Thomas que ele queria foi mais fácil ainda!
A minha sugestão é que vc siga a ideia da sua mãe!
Na minha primeira tentativa foi um fiasco, mas depois deu certo... Mas tem essa possibilidade de trocar por algo.
Aqui a dificuldade está em dormir sozinho no quarto! Ele nunca dormiu conosco, mas agora acha que deve dormir no meu quarto!
Boa sorte!!
Bj

Alessandra disse...

Tb estou tentando desfraldar a Ana Clara desde que fez 2 anos, não consegui, na verdade ela estava preparada pra desfraldar com 2 anos e nasceu o irmão, ela regrediu bastante, agora ela está com quase 2 anos e meio e até agora nada, ela faz xixi no penico, só que nunca pede, tem que ficar levando de hora em hora, na escola é a mesma coisa, tem que levar, se não levar ela faz na calcinha e nem liga se está suja.
Pra sair tem que por fraldas, pra dormir tb, nunca fez cocô no penico, ela tb segura...eu já desisti umas 3 vezes, a pediatra falou que não posso ficar desfraldando e desistindo pq confunde a cabeça, na prática é fácil dizer, mas tem horas que dou uma pirada aqui tb...como é difícil!!! força pra gente.

roupas da carters disse...

Por aqui está dificil o desfralde, eu já tentei umas 4 vezes...
vou esperar ele completar 3 anos em julho para ver se consigo de vez!

disse...

OLÁ, POR AQUI INICIAMOS O PROCESSO COM 3 ANOS E 5 MESES. PARECE TARDE MAS MEU FILHO TEM UMA ATRASO DE DESENVOLVIMENTO DEVIDO A PERDA AUDITIVA, QUE DEMORAMOS PARA DESCOBRIR.
AQUI A UNICA DECISÃO ERA: COMEÇOU, NÃO VOLTAREMOS ATRÁS. POR 3 SEMANAS TIVEMOS MUITOS ESCAPES, E AGORA COMEÇOU A ENTRAR NO EIXO, MAIS AINDA TEMOS UM ESCAPE ALI, OUTRO AQUI...
DESFRALDAR É MAIS COMPLIDADO DO QUE PENSA, É NECESSÁRIO TUDO ESTÁ CERTO: TEMPO, DISPOSIÇÃO, ANIMO, PACIENCIA E PRINCIPALMENTE, APOIO.
ELA JÁ FICA EM ESCOLA?
BJ

Sónia disse...

Olá!
Normal ter medo de cair. Se observarmos bem, eles ficam quase pendurados. Importantíssimo um redutor para a criança ficar bem sentada e apoio para os pezinhos. Vai ser tranquilo. Boa sorte! ;)

Anônimo disse...

Excelente Matéria

Jussara
www.pequetuxo.com.br


Contando...

 

Blog Template by BloggerCandy.com